quinta-feira, maio 04, 2006

El tango no muere!


No longínquo ano de 1998 surgiu um dos grandes projectos de musica electrónica que consegue cativar qualquer leigo, ou o mais distraído seguidor de música.
Foi pela ideia do guitarrista Eduardo Makaroff que tudo começou. Ele conhece Philippe Cohen-Solal, músico e fundador do selo discográfico Ya Basta!, que por aquelas alturas trabalhava com o suiço Christoph Müller. Um provém de Buenos Aires, e destacou-se no mundo do rock, mas ingeriu tango. Os outros dois são sócios há alguns anos, escultores de vinil e artífices de sons. Assim, decidem pôr em comum as suas habilidades com o propósito de elaborar uma síntese inédita, entre tango e música electrónica. Criam o nome: Gotan, inversão das sílabas de "tango", em alusão ao modo de falar que se usa tanto em Paris como em Buenos Aires.
Os dados estão lançados, e na boa verdade, o jazz de fusão deu um bom mote com exemplos práticos como St.Germain ou De-Phazz. Seria a vez do tango se insurgir no meio da electrónica actual.
Através de experiências com clásicos, como "Vuelvo Al Sur" de Astor Piazzolla, compositor que soube impôr o novo tango, decidem aproveitar o espírito, em detrimento das letras. Convocam uma equipa de entendidos: uma espanhola, uma violinista de formação clássica, um par de argentinos de París (Nini Flores no bandoneão e Gustavo Beytelmann no piano). Esta selecção teve o condão de abordar o desafío rítmico com as orientações adequadas. Só por sí, o dub será o factor de união indispensável, e a pedra fulcral que suportará todo o mecanismo de invenção e produção.
Depois de provetas e tubos de ensaio, consegue-se "Vuelvo Al Sur", com direito a um lado B, "El Capitalismo Foráneo". O desfile de grandes temas prossegue com "Tríptico", "Santa María (del Buen Ayre)", etc. Pressionados a lançar um àlbum surge"La Revancha Del Tango". Estamos no ano de 2001.
Mais tarde, em 2004, sai um DJ set de Gotan Project seleccionado e misturado por Philippe Cohen Solal.Durante a tourné (2001-2003), Philippe Cohen Solal desejou juntar grandes temas numa compilação « Inspiración • Espiración ». Este projecto reune dois temas originais de Gotan Project com tangos raros e funky, versões inéditas confrontadas com as novas tecnologias da música electrónica.
Agora em 2006, eles são os mesmos mas diferentes. Mais maduros, sóbrios, e com a experiência adquirida nos 5 anos de tourné pelo mundo, acumulada em aeroportos ou estúdios obscuros. O própio single de estreia -"Diferente"- o indica. Continuam grandes compositores com os mesmos pretextos melódicos que se inspiram nos maiores de todos os tempos como Carlos Gardel, que influencia o título do álbum, "Lunático" (o nome do cavalo de competição de Gardel). Para este novo álbum, o trío reforçou a sua colaboração com o pianista Gustavo Beytelmann, um argentino que vive em París há mais de 25 anos. Sem esquecer as canções e letras agri-doces que Cristina Vilallonga dá vida e voz. Mais um disco genial deste projecto franco-argentino que nos deixa a sensação que o tango não morreu! Reinventou-se como Lavoisier dizia: nada se perde, tudo se transforma!Estreia do àlbum "Lunático" já na próxima emissão do Deep Café, com claro destaque para o single "Diferente".

Sem comentários: