domingo, outubro 10, 2010

2010 galopa e avança para o segundo mês. As tendências definem-se e é estranho afirmar que as mesmas… são mais do mesmo. No universo musical, a onda electrónica recorre a um dos trunfos mais comuns que é o recurso à reutilização de hits antigos, que agora se apresentam com nova roupagem, em ambientes novos, mas com a mesma fórmula “chapa 5”. No caso de estilos, a raça dominante não se esconde e ainda é o electro-indie e o kuduro-electrónico que dão cartas. Esperemos pelo avançar da carruagem para ver o que 2010 nos reserva.
Chromeo são a dupla que nos vão fazer revisitar o som típico da disco dos anos 70 e 80, que voltou não só para nos fazer dançar como também para reeducar os ouvidos mais duros e intransigentes. A música, toda ela e sem excepção, alimenta-se de reciclagens, e nesta nova edição das colectâneas "Dj-Kicks" o trabalho final é um cruzamento entre os sons da disco-sound, soul, R&B, e a electrónica e soulful. O aliciante convite da editora !K7 foi bem aproveitado pela dupla de dj´s Dave 1 e T-Phugg, que assim recuperam uma sonoridade mal-entendida.

Outra das tendências para este ano não é uma novidade de todo, mas sim um arrastar positivo do som electro-indie-pop que une neste caso os sintetizadores e teclados a vocais andróginos. A sugestão "How To Make Friends" parte dos islandeses FM Belfast (e não irlandeses como o nome sugere), que lançaram o único album de originais em 2008 na sua terra natal e partem agora à conquista do planeta inteiro. Destaque para "Synthia", "Lotus" e a versão do clássico dos Technotronic "Pump".

Pouco ou nada há a dizer quando uma mega editora do gabarito da Tru-Thoughts completa 10 anos de existência e decide compilar os temas mais clássicos e marcantes de uma década de sucesso. Aos parabéns pelo aniversário acrescentam-se os parabéns para o trabalho de selecção bem refinado, e que agrupa nomes como Bonobo, Quantic, The Nostalgia 77, The Limp Twins, Alice Russel, The Bamboos, Tm Juke, Freddie Cruger, entre outros tantos. Excelente introdução ao mundo da electrónica com toques ora latinos, ora vindos do jazz ou ainda de inspiração soul/R&B.

Tal como no caso dos FM Belfast, certas tendências para este ano não são novidade de todo e são até o alicerçar de posições que revelam total afirmação no contexto musical. Um exemplo perfeito é o caso dos nossos Buraka Som Sistema que arrancaram críticas excepcionais em toda a Europa. A exposição mediática abriu portas no velho continente e foi a londrina Fabric (Night Club e Editora) quem se adiantou ao propor um trabalho ao colectivo de dj´s para a criação deste "FabricLive 49". O electro-kuduro prossegue com os Buraka Som Sistema responsáveis por defender um estatuto cada vez menos de hype.

Sem comentários: