quarta-feira, março 22, 2006

África veio até nós!



Ainda hoje, na emissão do Deep Café, comentei o quão negro e soul soa este disco. Rodei "I am you" e no ar ficou aquela sensação Motown que caracterizou muitos discos da soul e r n´b americana. Mas o novo album dos Nightmares On Wax não é só isso! Esse foi o som que sempre definiu a banda de George Evelyn e Kevin Harper. O novo álbum é soul de Motown, é reggae das Caraíbas, é cultura negra, e acima de tudo um excelente passeio pelas raízes africanas.
A Word of Science celebrizou-se por apontar novos caminhos para a cena electrónica, através do assumido experimentalismo downtempo a servir de base aos elementos hip-hop e electro-funk. Smoker's Delight, define-se como álbum de hip hop instrumental, muito apegado aos samplers e sequenciadores. Carboot Soul, o terceiro álbum peca por não inovar, algo a que os Nightmares on Wax habituaram os seus seguidores. Em 2000, Evelyn convida os míticos De La Soul para participarem e produzirem o EP, The Sound of Nightmares on Wax. Segue-se o contributo para um volume da série DJ Kicks e finalmente, o quarto álbum de originais Mind Elevation.
A evolução pode ser lenta, ou até mesmo nem exisitir, mas subsiste o mérito de fazerem música tão coerente, vinda de influências tão dispares. E não se pede mais a quem tem esta visão da música. Pois como eles própios afirmam, a música de hoje em dia é inspirada no passado e nas vivências. E seguimos as tradições, bebendo da inspiração dos mais velhos, embarcando num ciclo perpétuo.
Mais um ábum a ser visitado nas galerias do Deep Café.

Sem comentários: