terça-feira, abril 04, 2006

I´m not a monkey...


Bonobo, o chimpanzé anão, é um primata oriundo do centro do continente africano. Bonobo, o artista da Ninja Tune, desde 1999 que colocou Brighton no mapa da cena musical electrónica. Simon Green, é o nome deste produtor, músico e Dj. Pouco ou nada podemos comparar entre estes dois seres, senão mesmo o facto de se encontrarem em vias de extinção. Com o calor e glamour dos filmes franceses dos anos 60, e o sabor do hip-hop horizontal, Bonobo, aglutina o melhor que ainda se faz na Ninja Tune com os últimos traços do chillout inteligente.
Tudo começou com a compilação "When Shapes Join Together", do selo Tru Thoughts Recordings. A Mute desafiou-o para voos mais altos, mas a confirmação da qualidade de Simon em "The Scuba EP" e do single "Terrapin", blindou definitivamente a saída desta editora. O progresso e evolução na Tru Thoughts e Ninja Tune resultam no álbum de estreia "Animal Magic". Como armas e argumentos, Bonobo apresenta downtempo de bom arcaboiço, dub de bom sangue, funk e low-fi q.b.. Beats de algodão, melodias indeléveis e evocações cinematográficas - Eis uma noite Bonobo!
O ano transacto foi lançado o álbum de misturas "Live Sessions EP", mas nem mesmo os vários Ep´s, singles e misturas ao vivo retiram a importância e protagonismo que "Dial 'M' For Monkey" consegue ter.
Músicos certos, escolhidos a dedo, ensaios pagos do própio bolso, e actuações ao vivo memoráveis são os ingredientes que fortalecem o sonho de um artista. Trabalhou no anonimato, o que lhe proporcionou a segurança suficiente para trabalhar à vontade. E depois dos shows em Glastonbury, The Big Chill, Jazz Cafe, e sets exóticos da Italia à Russia, a madurez bateu-lhe à porta! Novidades, muitas! Misturas pesadas de hip-hop, jazz em doses light, broken beats, Latin, e a funk e soul costumeira.

Mais uma sugestão Deep Café, que por mais tempo que passe, terá sempre na sua playlist o som terno e doce de Flutter. Regresso embalado a uma possível infância e meninice!

Sem comentários: