sábado, fevereiro 11, 2006

Boards of Canada "The Campfire Headphase"


O último disco dos Boards of Canada “The Campfire Headphase”, foi lançado em Outubro pela WARP sob grande expectativa dos admiradores do duo composto pelos escoceses Mike Sandison e Marcus Eoin.
“The Campfire Headphase” apresenta-se como sendo o legítimo seguidor dos trabalhos anteriores, tais como “Geogaddi” e “Music as the Right to Children”. Alguns dos elementos tradicionais e estruturantes dos Boards of Canada continuam intactos, mas a ausência de vozes infantis e/ou mensagens faladas faz-se notar. No entanto, e para gáudio dos mais fiéis, o “low-fi” característico permanece fortalecido pela adição de instrumentos acústicos como a viola, bem adulterada e suja, tão ao gosto de Mike Sandison e Marcus Eoin.
Deste modo, as faixas com guitarra acústica são condimentadas com sintetizadores rugosos e vacilantes (“Chromakey Dreamcoat”, “Satellite Anthem Icarus” e “Hey Saturday Sun” são exemplos).
Por outro lado, a audição de “Dayvan Cowboy” sugere-nos algo mais: a inclusão de uma guitarra eléctrica (instrumento amaldiçoado pelos conservadores da música electrónica, mas que vem cada vez mais, ocupando espaço neste género) com efeitos atmosféricos confere a espacialidade própria dos Boards of Canada. Sem dúvida, um dos pontos altos de disco que corrobora a informação de Mark quando diz que o trabalho sobre os sons e samples (individuais e em conjunto) foi intenso: “enquanto outros andam às voltas numa música durante quatro dias, nós gastamos o mesmo tempo a aperfeiçoar um som específico como um som de bateria”.
Já rodámos no DeepCafé "Hey Saturday Sun", incluido numa das mais recentes playlists.

Sem comentários: