quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Compor uma mudança! A mudança...


Das mais belas iniciativas do ano transacto surge um composto de mudança. O objectivo, promover a língua portuguesa no mundo!
A lusitanidade surge transfigurada, com uma estética moderna, e que se adapta às andanças contemporâneas. Dá-se uma nova vida a 10 poemas de escritores nacionais. Em nome da transformação...E já Camões sabia que "todo o mundo é composto de mudança".
Esta proposta, devemos agradecer a vários músicos e artistas portugueses que decidiram revitalizar 10 poemas de consagrados autores nacionais. O álbum, não mais que uma justa homenagem à lusitanidade, ao orgulho poético e à sabedoria da composição, consagra junto das novas gerações poemas de escritores como Luís de Camões, Florbela Espanca, Almeida Garret, Alexandre O'Neill ou Ary dos Santos.
Mais que uma lição de Português, que já nos bastam as horas nas salas de aulas, há aqui uma lição de cultura! E a fusão, tão típica na musica electrónica, reage com espuma e cor, como poema com som. Os textos, musicados com essências lounge, trip-hop, chillout, deep-house e bossa nova são interpretados por nomes como os Spaceboys, Sam the Kid, Beto Medina, Pacman, Kika, Marco Delgado, Margarida Pinto Correia, Marta Dias, Sofia Morais, André Gago, Marta Dias, Melo D, entre outros....
É convicção profunda que a língua portuguesa é um elemento vivo, e que, tal como a comunicação, se reinventa todos os dias. Eis um ponto de partida que nos submete à impiedosa espera pela próxima edição. Assim é agradável aprender! Assim é agradável ser culto!...

Sem comentários: