quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Conceito Chillout

Seguramente todos nós já tivemos na mão, um exemplar de uma colectânea Café del Mar, ou das suas variantes Ibiza Chillout. Trata-se de um dos géneros musicais mais apreciados em todo o mundo!
É fácil encontrarmos pequenas amostras e fragmentos destes sons relaxantes, que flutuam e divagam em momentos da nossa vida. Desde a loja de roupa, até ao anúncio da TV, passando pelo colega de estudo ou de trabalho que se alimenta desta forma práctica de relaxação, e como é óbvio, pela experiência no concerto ou no set de música electrónica que terminou ao amanhecer com melodias que nos embalam e nos fazem sentir saudades e um estranho amor pela nossa almofada.
É uma variante da música electrónica que cresceu com base em sons calmos e de influência variada. Pequenos loops e samplers encarregam-se de decorar uma batida minimal, que apenas marca o ritmo e o compasso. Com a explosão deste género, sub-estilos surgiram, sendo os mais famosos o flamenco, fado, hindú e oriental, tango, bossa...
Projectos como Chambao, Chillfado, Gotan Project, Mo´Horizons são exemplos perfeitos.
Outros estilos merecem também referência como o Lounge, Trip-Hop, Dub, Drum n´bass, Electro e o Nu-Jazz. Apesar de electrónicos, na roupagem trazem elementos mais ritmados e com mais beats. Thievery Corporation, Boozoo Bajou, Bonobo, Kruder & Dorfmeister, Lemonjelly, Bent, Tosca, Nicola Conte, De-Phazz, St.Germain, Sofa Surfers, Stephane Pompougnac, Nightmares on Wax, Kinobe, Boards of Canada, M.Herbert, Tiefschwarz, entre tantos merecem a nossa consideração.
Já tanto foi dado à música, que uma nobre homenagem apenas a dignifica e não soa a publicidade. Muitos não conhecem, e urge contagia-los! Embarquem na purificação da alma!
Adquiram as bíblias musicais, e tornem-se fiéis devotos!
Café Del Mar; Erotic Lounge; Pioneer Chillout Sessions, Hotel Cóstes, Buddha Bar, FTV, Hed Kandi, Technics Experience, Mezzanine d´Alcazar, e os tugas Grande Sofá, Composto de Mudança e Amo-te!

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada pela ilustre homenagem que fizeste ao Chillout! Sem dúvida uma das vertentes musicais que mais mexe com a nossa alma. E é importante continuar a divulgar porque faz falta continuar alargar horizontes. E o Chillout faz isso, com tanto ou tão pouco.. As referências que fizeste a Chambao, Chillfado e Goten Project deixaram-me contente, pois começam a ter relevância.. e foi-lhes dada no teu blog, importância!
Gosto do blog, aborda os temas que mais me interessam e tá muito bem elaborado.
Parabéns. Keep going! E mais não digo!